Os benefícios do Ecommerce x As lojas físicas

  • 22
  • 22
2105_post_mvc_blog

Dizer que o e-commerce é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo não é mais novidade. Tudo isso porque a criação de uma loja virtual está diretamente ligada a um baixo investimento inicial e uma ótima rentabilidade, ou seja, essa nova forma de vender produtos e serviços pode ser uma opção muito vantajosa.

O e-commerce está ganhando espaço frente às lojas físicas. Os números do ano de 2014 mostram que o mercado digital arrecadou R$39 milhões, o que representa um crescimento de 27% em comparação ao mês anterior, de acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Esse dado não determina que as vendas nas lojas físicas estejam em queda ou tenham causado prejuízo para quem opta por essa forma de venda. Entretanto, a taxa de crescimento delas – no mesmo ano – foi menor do que a do ambiente digital, sendo de apenas 5% de crescimento em comparação ao mês anterior.

Mas tem quem ainda pense que o consumidor confia mais em uma loja física do que em um e-commerce. E a resposta para essa pergunta é: O comportamento dos consumidores tem mudado muito com a expansão da internet e a facilidade que ela proporciona. Muitos já têm preferido a comodidade em comprar por uma loja online.

Veja abaixo 5 grandes vantagens de um e-commerce:

1) Menor investimento inicial

Para começar uma loja física é necessário um espaço físico com todos os detalhes necessários para o atendimento ao cliente, reformas, toda a burocracia para abertura de uma empresa, contratação de funcionários, além de um estoque físico. Já na loja virtual será necessário criar uma plataforma que dá “a cara” para a sua loja, logística de entrega, sistema de processo de pagamentos e, em alguns casos, um pequeno espaço para estocar alguns produtos.

No caso de quem opta por trabalhar como divulgador em uma loja virtual do Magazine Você, o custo é ZERO, já que toda a plataforma, estoque, entrega e pós venda é realizado pelo Magazine Luiza. Já criou a sua?

2) Grande abrangência

Essa é uma das grandes vantagens de uma loja virtual. Ela não tem fronteiras!
A internet tem um alcance global, ou seja, permite que sua loja seja acessada por muitas pessoas, em qualquer lugar. É claro que, nesse caso, é preciso levar em conta a sua logística.

3) Disponibilidade

Sua loja está ativa 24 horas por dia, durante 7 dias na semana e essa é uma vantagem enorme. Além disso, o seu cliente pode acessar a sua loja de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, de um celular ou computador, na rua ou dentro de casa.

4) Baixos custos de divulgação

Na internet você encontra muitas formas de investimento barato – e até gratuito – para divulgar sua loja virtual.
Você pode até perguntar: Mas a loja física também pode utilizar essas mesmas formas de divulgação, certo? Sim! Porém, a loja virtual tem muitas vantagens, você também pode divulgar conteúdos, realizar promoções sem que necessite que o cliente se desloque até a loja.

5) Praticidade na hora das compras

Poder comprar quando quiser e de onde quiser é algo facilita no nosso dia-a-dia. Economizar tempo é dinheiro. Além disso, o tempo gasto em uma compra pela internet é muito menor do que o que seria necessário para o consumidor que se desloca até a loja.

É importante lembrar que mesmo em uma loja virtual, o cliente sempre espera por um bom atendimento. Por isso esteja sempre presente para auxiliar os seus consumidores.Caso contrário, eles não voltarão a comprar seus produtos ou serviços.

Compartilhe