Fanpage ou perfil pessoal, o que é melhor pra vender mais na web?

  • 22
  • 22
2906_post_mvc_blog

Se você já tem sua loja e escolheu o Facebook pra vender os produtos, já deve ter se feito aquela pergunta clássica: será que meu perfil pessoal é o melhor lugar pra isso?

No seu perfil estão a sua família, os amigos, os chegados, os colegas de trabalho, os amigos que você fez só pela internet… Porém, como divulgar sua loja em um espaço que vai competir com suas próprias fotos de reuniões de família, festas ou viajando?

E é aí que a idéia de ter uma fanpage talvez seja muito mais eficiente pra divulgação e para as suas vendas.

Usando a fanpage, você vai ter muito mais foco, liberdade na divulgação de produtos e outras vantagens, como criar um canal direto com seus clientes, fazer promoções, ter estatísticas sobre o que interessa a eles, dar um tratamento melhor a divulgação dos seus produtos, etc. Os clientes também vão se engajar mais, já que saberão exatamente que tipo de postagem e conteúdo encontram na sua fanpage.

Muito bem! Vamos criar uma fanpage então? Fizemos um tutorial básico de como criar uma e ainda vamos te ensinar a deixá-la bonita e chamar seus amigos pra “curti-la”!

 

1) Criando uma página no Facebook

- Acesse este endereço: facebook.com/pages/create.php. Vai aparecer uma tela como essa:

Criar loja1

- Escolha a opção “Marca ou Produto“, afinal você está criando uma página pra sua loja, certo?

- Escolha a categoria da loja ente as diversas opções que existem (artigos para escritório, decoração de interiores, câmeras/foto, jogos/brinquedo) e em seguida preencher o campo com o nome da sua loja.

- Lembre-se de ler os termos de uso para páginas do Facebook e depois, clique no quadradinho que diz “Li e aceito os termos de páginas do Facebook”.

- Em seguida, você verá um formulário e precisa preencher os dados principais da sua página. Adicione as descrições básicas da sua loja, dizendo quais produtos você vende e um diferencial dela, link pro site da loja e outras redes sociais que você usar pra divulgá-la e o nome que a sua página vai ter. Se for o mesmo da sua loja, melhor ainda! Lembre-se de que você vai dizer depois pros seus amigos: “ei, curte a página da minha loja no Facebook, o endereço é www.magazinevoce.com.br/nomedasualoja“, então o nome da página tem que ter a ver com a sua loja online, né?


2) Deixe a fanpage com a sua cara

- Foto do perfil – Funciona igual a sua foto do perfil pessoal. Aqui, pode ser a foto de um produto que resuma bem o que é a sua loja, uma ilustração bonita ou o logotipo da loja, se você tiver. Pensa que sempre que você postar algo, o avatar vai aparecer na linha do tempo das pessoas, então tem que ser algo bem marcante e de fácil entendimento, pra pessoa já lembrar de você de cara.  Na fanpage, o avatar aparece com 160 pixels por 160 pixels. E na timeline ela aparece ainda menor, por isso, pense em uma foto que o seu cliente te reconheça facilmente.

- Foto da capa - A foto da capa é a imagem que aparece no topo da página logo quando você entrar nela, então é importante que seja uma imagem bem bonita e que, de novo, tenha a ver com o que você está vendendo na sua loja. Ela pode ser uma foto que mostre os principais produtos que você vende,  ou até uma promoção do mês! O tamanho da capa é 850 por 315 pixels, lembre-se que uma parte do avatar vai ficar em cima da imagem da capa, então não coloque nenhuma informação importante atrás dele.

 

3) Divulgue a fanpage pros amigos!

Página criada, agora só falta o mais importante: curtidas! Você pode chamar as pessoas pra sua página de dois jeitos:

No painel administrativo de sua página, clique em “Criar público” e depois em “Convidar amigos”. Clique nos amigos que mais combinam com a página ou “Procurar todos os amigos” caso você queira convidar todo mundo dos seus contatos pra curtir, essa é uma boa escolha!. Seus amigos vão receber uma notificação no perfil deles convidando para curtir a sua página. Agora, é só esperá-los na sua página.

 

 4) Agora é só criar as suas divulgações

Lembre-se que quando os seus amigos chegarem na fanpage você já deve ter criado algumas divulgações, pra que eles não encontrem sua página vazia. Vamos então começar a postar? Tente escrever uma pequena mensagem dando boas vindas aos novos visitantes da sua página e explicando o que eles podem encontrar nela. Pode ser uma mensagem sem mistério, simples e simpática. :)

Em seguida, faça uma ou duas postagens mostrando produtos e ofertas da sua loja. A sua vida de divulgador começa aqui! Além de posts sobre os produtos e as promoções, você também pode fazer posts que tenham a ver com o estilo de vida de quem compra aquele produto. Assim, você diversifica o tipo de postagens e serve como um curador de informações e produtos sobre um determinado assunto.

 

5) Outras coisinhas importantes

- Não esqueça de colocar todas as informações da sua loja na sua página, como endereço do site e seu e-mail para contato. Isso vai facilitar suas vendas e também as dúvidas que seus clientes tiverem.

- Para preencher todas as informações, vá em “Editar página” que fica no topo da tela e clique em “Atualizar informações da página”. Procure este mesmo caminho quando você precisar trocar o endereço do seu email de contato e outras informações.

- Atualize sua página diariamente. Sempre entre nela pra ver se não tem um errinho de digitação e se as fotos estão boas. No começo é mais complicado, mas com o tempo você se acostuma.

- Sempre acompanhe os comentários e os responda, seja atencioso e tente esclarecer as informações.

- Confira sempre a caixa de mensagens privadas da página da sua loja. Por ali os clientes vão te mandar dúvidas sobre os produtos e ofertas. Responda todos eles de uma forma mais pessoal. Eles vão gostar disso e você ganhará confiança!

 

Pronto! E agora?

Parabéns! Você agora não só é um vendedor online, mas também um divulgador profissional! Vá treinando sua divulgação na página e convidando amigos para curti-la! Tudo certo se você fizer isso também no seu perfil pessoal. Compartilhar coisas da fanpage no seu perfil ajuda a ampliar o público.

Boas vendas!

Compartilhe

Tags