O atendimento adequado em 11 passos

  • 22
  • 22
blog2911

Divulgador  do Magazine Você sabe que atendimento é mais que um diferencial, é uma necessidade primária para o sucesso da sua lojinha. Atender bem é mais que boa educação, é ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao cliente todas as informações que ele precisa saber.
 
Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados. Hoje, um desvio qualquer na impressão que sua lojinha passa pode ser fatal.  Para as pequenas e médias lojas e empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante. A marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa. Então, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio. O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las.
 
Superar as expectativas sempre é o caminho! Lembrando que cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas.
 
Confira aqui algumas dicas:
 

  1. Seja rápido e solícito para cativar o consumidor.
  2. Conheça todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo.
  3. Tenha em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas.
  4. Crie identificação, assim, deixe que o cliente conheça a sua lojinha, fazendo com que se tenha entendimento do que se está oferecendo.
  5. Seja verdadeiro.
  6. Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo.
  7. Só prometa prazos, horários, descontos e outros se realmente puder cumprir.
  8. Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança.
  9. Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora.
  10. Seja profissional e evite erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal, pela internet como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atente para nunca ser vulgar ou inconveniente.
  11. Dê sempre atenção ao pós-venda, ligue para ver se estava tudo certo. Avalie o atendimento e a satisfação.

Compartilhe

Tags