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Divulgador do Magazine Você sabe que atendimento é mais que um diferencial, é uma necessidade primária para o sucesso da sua lojinha. Atender bem é mais que boa educação, é ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao cliente todas as informações que ele precisa saber.
Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados. Hoje, um desvio qualquer na impressão que sua lojinha passa pode ser fatal. Para as pequenas e médias lojas e empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante. A marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa. Então, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio. O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las.
Superar as expectativas sempre é o caminho! Lembrando que cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas.
Confira aqui algumas dicas:
- Seja rápido e solícito para cativar o consumidor.
- Conheça todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo.
- Tenha em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas.
- Crie identificação, assim, deixe que o cliente conheça a sua lojinha, fazendo com que se tenha entendimento do que se está oferecendo.
- Seja verdadeiro.
- Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo.
- Só prometa prazos, horários, descontos e outros se realmente puder cumprir.
- Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança.
- Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora.
- Seja profissional e evite erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal, pela internet como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atente para nunca ser vulgar ou inconveniente.
- Dê sempre atenção ao pós-venda, ligue para ver se estava tudo certo. Avalie o atendimento e a satisfação.