Aprenda quatro maneiras para diminuir as reclamações da sua loja online

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De acordo com as previsões da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce nacional deve crescer até 12% em 2017, o que significa um faturamento de R$ 59,9 bilhões.

Os números são bastante animadores. Mas, para que você embolse uma parcela desse lucro, é preciso ter atenção redobrada com os clientes da sua loja no Magazine Você. Afinal, comentários negativos nas redes sociais podem prejudicar a sua credibilidade e, consequentemente, afastar os compradores.

Se você já está passando por isso ou, simplesmente, quer evitar que uma situação semelhante venha a acontecer, veja estas 4 dicas para evitar reclamações da sua loja online:

1 – Bom atendimento:
Uma pesquisa da US News and World Report descobriu que 68% dos clientes não voltam a comprar ou pagar por um serviço se forem mal atendidos. Para não fazer parte dessa estatística, demonstre interesse.

Por exemplo, se você notar que o consumidor não tem familiaridade com o produto, explique quantas vezes for necessário suas funções. Mas não se esqueça de usar o vocabulário adequado. Evite termos técnicos ou difíceis de entender e tente explicar de uma forma simples as qualidades do produto.

2 – Conheça o seu produto:
Para que o cliente volte a consumir na sua loja e a recomende para amigos e familiares, é preciso que ele sinta o compromisso que você tem em oferecer sempre um bom produto. Uma maneira de garantir isso é conhecer muito bem o que se está vendendo.

Na hora de divulgar sua loja nas redes sociais, escreva apresentações que chamem a atenção e destaque os pontos positivos do produto. Você pode fazer isso, inclusive, dando recomendações à sua lista de contatos. Assim, você poderá ser ainda mais influente na sua loja.

Mostre-se também disponível para tirar quaisquer dúvidas na seção Pergunte ao Divulgador e não se esqueça: sempre mencione detalhes interessantes. Não exite em consultar ou sugerir o contato com a Central de Atendimento do Magazine Luiza no telefone 0800 34 4000, caso não consiga responder todas as suas perguntas.

Tomando atitudes como estas você vai demonstrar credibilidade e dar ao consumidor a certeza de que está lidando com um vendedor sério.

3 – Preste atenção nas reclamações:
Receber críticas não é algo fácil, porém não quer dizer que a sua loja Magazine Você está arruinada. Na verdade, a queixa é uma maneira muito interessante de aprimorar o seu e-commerce e seu atendimento. Mas como lidar com elas, então?

O primeiro passo, em casos de reclamação, é solucionar o problema apontado do cliente. Se você tiver dúvidas, pode sempre consultar as Perguntas Frequentes do Magazine Você ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do Magazine Luiza.

Feito isso, reflita sobre o método que você está usando e de que maneira pode evitar que a atitude criticada volte a acontecer. Com pequenos ajustes, você poderá melhorar a sua loja e, ainda, aumentar as suas vendas.

4 – Tenha empatia:
Nem sempre as reclamações virão com as palavras mais educadas. No entanto, você não deve levar isso para o lado pessoal e, principalmente, não deve ser grosseiro com o cliente.

Em casos como esse, tenha empatia. Coloque-se no lugar do consumidor e imagine como você se sentiria numa situação como esta. E, claro, faça o esforço de tentar ajudá-lo da melhor maneira possível.

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