3 passos para criar o seu primeiro plano de negócios

  • 22
  • 22
Blog_mvc_1204

A vontade de empreender pode até vir de um impulso, mas para fazer sucesso com na sua loja no Magazine Você é necessário planejamento. Por isso, os especialistas recomendam a todos os empreendedores que façam um plano de negócios.

Esse documento nada mais é do que uma maneira de analisar a viabilidade do seu empreendimento. Nele, você responde a algumas questões, como quem é o seu consumidor? Considera os pontos fortes e fracos do seu negócio, quais caminhos você pode seguir para atingir seus objetivos? Com quem você vai concorrer? Com esse plano em mãos, você poderá antecipar erros e estar mais preparado para qualquer eventualidade.

Para que você possa se organizar e entrar no mercado com mais segurança, confira a seguir três passos básicos para criar o seu primeiro plano de negócios:

1- Defina o perfil do consumidor

shutterstock_492142693

Entender quem é o seu público-alvo é fundamental para qualquer plano de negócios. Afinal, você quer garantir as melhores condições para que consumam o seu produto.

Então, reflita um pouco. O seu público-alvo é predominantemente feminino ou masculino? Qual faixa etária você pretende atingir? E classes sociais? Quais motivações levariam o cliente até a sua empresa?

Definindo bem o perfil do consumidor, você poderá desenvolver estratégias mais eficientes e, consequentemente, obter resultados melhores.

2- Conheça os concorrentes

shutterstock_417641581

Se você está começando um negócio, mesmo que ele seja completamente inovador, haverá concorrência. E isso não é ruim. Compreender as empresas que atuam no mesmo seguimento é uma ótima maneira de perceber o que pode ou não funcionar no seu empreendimento.

Observe tudo, desde embalagem até o atendimento via redes sociais. Quais são os méritos e os pontos fracos dos seus adversários? Com o perfil do seu consumidor em mente, o que poderia ser adaptado para o seu negócio? E, mais importante, como a sua empresa poderia se destacar entre todas essas?

Ignorando a concorrência, as chances da sua empresa não ser bem-sucedida aumentam bastante. Por isso, não deixe de fazer essa análise de mercado.

3- Entenda os planos operacional e financeiro

Plano operacional é a seção na qual você fala sobre a estrutura da sua empresa. Então, localização, quantidade de equipamentos, número de funcionários e suas funções estão contidos nesse item. Ele é essencial para você entender a capacidade produtiva do seu negócio e, ainda, considerar maneiras de melhorar o ritmo de produção.

Geralmente, aliado ao lado operacional, também se pensa na parte financeira. Aqui, você foca a sua atenção ao investimento, ou seja, quais são os custos iniciais para tirar seu empreendimento do papel? Quais despesas são esperadas mensalmente? E a receita?

Com esses dois fatores em mente, você terá uma ideia mais objetiva de como executar e administrar seu projeto.

Foco na sua loja

No caso da sua loja no Magazine Você, a maior preocupação do seu plano de negócios deve ser o consumidor. Afinal, o Magazine Luiza assume todo o lado operacional.

Então, foque nos dois primeiros itens. Observe as lojas dos seus concorrentes para também melhorar o seu atendimento. Entenda também para quem se destina os produtos que você selecionou. Assim, você poderá criar mecanismos mais eficientes para atrair os consumidores até a sua loja.

Agora, para controlar suas vendas e comissões, é só acessar o Painel de Controle. E não se esqueça: qualquer dúvida, mande uma mensagem!

Compartilhe