5 dicas para ser um autônomo de sucesso

  • 22
  • 22
3105_mvc_postFB

Ao se tornar um autônomo, você se vê diante do desafio de conseguir bons rendimentos mês a mês, sem a estabilidade de tantas outras carreiras. Está tudo nos seus ombros e, por isso, é natural que você procure por fórmulas de sucesso para te guiar em meio a tantas incertezas.

Embora não exista um passo a passo que garanta o êxito do seu pequeno empreendimento, existem algumas atitudes que certamente beneficiarão o futuro do seu negócio. Confira algumas dicas a seguir:

1. Use a internet a seu favor

A internet é um recurso que pode ser usado de diferentes maneiras para beneficiar o autônomo. As redes sociais, por exemplo, podem ser boas plataformas para divulgar os seus serviços e atrair novos clientes. Para isso, escolha fotos bonitas e escreva descrições que despertem a curiosidade e o interesse do público.

Além disso, existem muitas oportunidades na rede para ganhar um dinheiro a mais. No entanto, é necessário ter cuidado. Escolha sites confiáveis, como o Magazine Você, em que você tem a garantia de que seus esforços serão recompensados. Logo, antes de se cadastrar em páginas desconhecidas, dê uma boa pesquisada.

2. Regularize seu negócio

No primeiro momento, pode até parecer desfavorável, mas é essencial que você regularize seu negócio. Só assim você tem a certeza de que não terá que fechar as portas por falta de registros, como alvarás e licenças. Por isso, não pense duas vezes: procure se informar sobre os requisitos da sua cidade para atuar como autônomo. É um passo importante para assegurar o desenvolvimento contínuo do seu empreendimento.

3. Invista em educação

Procurar se atualizar sempre é uma maneira de garantir aos clientes um serviço de qualidade, assim como impedir que seu empreendimento fique defasado com o passar dos anos.

Hoje em dia, não é preciso nem sair de casa para aprender mais. Existem muitos cursos online que te dão boas noções de marketing, por exemplo. Basta uma rápida pesquisa para encontrá-los.

As livrarias também estão repletas de obras dedicadas a empreendedores iniciantes e os cursos presenciais de inovação estão se tornando cada vez mais populares. Não deixe de investir em uma dessas modalidades.

4. Peça conselhos

Não tenha vergonha de pedir ajuda a empreendedores mais experientes. Afinal, eles já passaram pelo o que você está passando e certamente podem te ensinar lições valiosas sobre como cuidar das suas finanças ou, então, como encarar as partes mais burocráticas de ser um autônomo. Se você já tem uma loja no Magazine Você, pode conferir dicas de usuários bem-sucedidos aqui.

5. Seja organizado

Como autônomo, você não tem horários regrados, nem alguém que aponte as prioridades. Tudo está nas suas mãos e, portanto, é preciso saber usar bem o seu tempo. Crie uma rotina de trabalho e tente separar suas demais responsabilidades, como os cuidados domésticos, do seu momento de trabalho.

Escreva listas para que você possa acompanhar o progresso das suas atividades e tenha o registro do seu caixa em dia. Cada detalhe é importante para que você não se perca no seu expediente.

Compartilhe