Aprenda como usar o Whatsapp para aumentar suas vendas

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As redes sociais são ótimas ferramentas para se conectar com os clientes. Por isso, muitos empreendedores, incluindo os donos de lojas no Magazine Você, usam o Facebook, o Twitter e até mesmo o Instagram para divulgar as novidades e atrair mais consumidores para o seu negócio.

No entanto, nem todo mundo lembra do Whatsapp quando vai elaborar sua estratégia de venda e promoção de produtos. E esse pode ser um dos meios mais interessantes para se explorar. Afinal, são mais de 40 milhões de usuários apenas no Brasil. Portanto, as chances de expandir a clientela usando o aplicativo são grandes.

Antes que você comece a mandar mensagens para toda a sua lista de contatos, confira 4 dicas. Assim, você conseguirá garantir melhores resultados no caixa, sem fazer tanto esforço.

 

1 – Não fique só no texto

O Whatsapp permite que você tenha um relacionamento mais íntimo com o cliente. Por isso, é interessante usar esse artifício ao seu favor. Entenda qual tipo de produto atrai a atenção daquele consumidor específico e o apresente, usando o recurso das fotos e vídeos. Mas cuidado para não ser muito incisivo, porque mandar muitas mensagens podem afastá-lo do seu negócio.

 

2 – Personalize o atendimento

Emojis e o cuidado com o texto permitem que a divulgação de promoções, por exemplo, seja mais efetiva. Mas nem sempre a estratégia que atinge um consumidor é apelativa para os demais. Logo, tente compreender ao menos um pouco o perfil de cada um dos seus clientes para criar mensagens mais convincentes.

 

3 – Explique por áudio

Esclarecer dúvidas sobre o seu produto por meio de mensagens de texto pode ser um pouco complicado. Por sorte, o aplicativo oferece o recurso do áudio, que facilita a comunicação entre empreendedor e cliente. Por isso, não tenha medo de usá-lo. É necessário, porém, um cuidado adicional com a linguagem. Lembre que apesar da proximidade, você ainda está conversando com um cliente. Então, seja didático e educado.

 

4 – Diga obrigado!

Todo mundo gosta de se sentir especial e, por isso, pequenas atitudes, como um simples agradecimento, podem contribuir para a melhora da imagem do seu negócio. Então não economize nos obrigados e pergunte com frequência a opinião do seu consumidor sobre o atendimento e o produto. No caso de negócios que envolvam frete, por exemplo, veja se a mercadoria chegou de acordo com a expectativa e use o feedback para alinhar a sua empresa às necessidades do seu cliente (leia mais sobre isso aqui).

 

 

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